INFORMAÇÕES E DICAS
FIQUE DE OLHO
É muito importante que você esteja ciente sobre alguns aspectos da raça Bulldog.Trata-se de um cão que teve grandes alterações morfológicas desde os tempos em que era utilizado em Bull-baiting (lutas com touros).

O Bulldog atual possui grande disposição para diversas enfermidades, sejam elas hereditárias, congênitas ou adquiridas. A relação delas é enorme, sendo as principais:

* Problemas de displasia coxofemoral: de acordo com a OFA - Orthopedic Foundation for Animals, o bulldog atingiu a primeira posição entre as raças com displasia coxofemoral. Comum dizer que todos exemplares possuem algum grau de displasia, considerado leve; médio ou alto.

* Hemivértebra: anormalidade genética que acomete a coluna vertebral dos cães, ocorrendo com frequência em animais braquiocefálicos.

*Sarna demodécica: conhecida, também, por demodecicose ou sarna negra, é causada pelo ácaro Demodex Canis, que faz parte da fauna natural presente na pele de todos os cães; e ainda:

*Luxação de patela; problemas oculares; respiratórios; cardíacos; auditivos; de pele; palato mole; hipoplasia traqueal; intolerância a temperaturas altas; entrópios e ectrópios; cílios ectópicos; problemas reprodutivos; prolapso de uretra; criptorquidismo (ausência de testículos); entre outros problemas.

Temos criado com o objetivo de produzirmos bulldogs saudáveis, com excelente temperamento para companhia e o mais próximo possível do padrão da raça. No entanto, estejas ciente, que infelizmente nem tudo é como o planejado e que algumas dessas enfermidades podem acometer um dos cães de nossa criação, mesmo ele sendo descendente de pais saudáveis. Por esse motivo, contratualmente não garantimos tais problemas. Porém, estaremos sempre à disposição para auxiliá-lo (a) na medida do nosso conhecimento e experiência.


Abaixo seguem outras orientações quanto a filhote adquirido:

Quarentena: após a chegada do filhote em seu novo lar aconselhamos respeitar o período de quarentena ( período mínimo de 30 a 40 dias da data em que saiu do canil), ou seja, não misturá - lo com outros animais seja da mesma espécie ou não, afim de evitar contaminações que ofereçam riscos a saúde do filhote.

Alimentação:

Nós fornecemos somente ração super premium como fonte de alimento. Utilizamos a ração Royal Canin Mediun Junior até os 12 meses de idade e para os adultos a Royal Canin Mediun Adult. Fornecemos da seguinte forma:

Até os 4 meses aproximadamente:
150gr às 8hs
200gr às 19hs

A partir dos 5 meses aproximadamente:
300gr às 8hs

* a quantidade de ração pode variar, conforme a necessidade do cão, podendo ter que aumentar/ diminuir, conforme o metabolismo de cada um. Alguns adultos nós mantemos o peso com 250gr/dia.

Se em sua cidade não tiver a disponibilidade da mesma marca de ração que nós utilizamos, entre em contato conosco, para que possamos auxilia-lo indicando outras marcas.

Suplementos:

Condromax ou Condroton 1000 (uso veterinário) - Glucosamina e Condroitina
Ajuda na formação e prevenção de problemas articulares, muito comum nos Bulldogs.
1Cp ao dia durante 30 dias, apartir dos 4 meses administrar 1CP a cada 48 HRS.
Ideal fornecer até os 06 meses de idade.

Anti pulgas e carrapatos:
Recomendamos o uso do Max3 (Bayer), de acordo com a bula do fabricante.

Para evitar Leishmaniose (Calazar):
- Recomendamos o uso da coleira Escalibor, de acordo com a bula do fabricante;
- após os 5 meses de idade, recomendamos o exame específico para leishmaniose, através do laboratório Hermes Pardini, e após o seu resultado negativo, a realização do protocolo de vacinação, utilizando a vacina Leishmune (Fort Dodge).

Para evitar o ácaro demodex canis (demodécica):
- Recomendamos a coleira Preventic (Virbac)

Vermifugação:
Até o 5º mês de idade: vermifugar a cada 15 dias. Ex.: todo dia 1º e 15 do mês.
Do 6º ao 10º mês de idade: vermifugar a cada 30 dias.
A partir do 12º mês: vermifugar a cada 60 dias.


Recomendo usar alternadamente os vermífugos: Endogard, Drontal Plus ou Milbemax.

Vacinação:
Seguir o plano de vacinação constante no Certificado de Vacinas que foi entregue juntamente com o cão. Repetir todas as vacinas anualmente.

Higiene e banhos:
- Limpar as rugas sobre o focinho, as dobras por onde escorrem as lágrimas, as partes internas das orelhas e debaixo do rabo, usando lenços umedecidos de bebê ou algodão úmido de água boricada. Fazer esse procedimento 3x por semana ou sempre que necessário;

- em caso de assaduras, utilizar a pomada Dermodex Tratamento ou Hipoglós (uso humano);

- escovar os pêlos com escova de borracha, 2x por semana, isso proporciona qualidade à pelagem e remove os pêlos mortos;

- banhos no máximo 1x por semana. O ideal é 1x a cada 20 dias. Usar somente shampoos neutros. Dar somente uma demão de shampoo e escovar somente com as pontas dos dedos. Não dar duas demãos para não remover toda oleosidade da pele.

Enxágue com abundância para remover qualquer resíduo de sabão e secar bem o cão, principalmente nas regiões de rugas;

- manter as unhas sempre aparadas;


Recomendações gerais:

1) Entrar em contato comigo, o mais urgente possível, sempre que tiver uma situação de anormalidade.
2) Cuidado com os produtos de limpeza, pois provocam muitas alérgias nos Bulldogs. Não deixar o piso onde ele freqüenta/dorme com resíduos de produtos de limpeza;

3) Não deixe o seu Bull subir e descer escadas;

4) Passear nas ruas somente após 30 dias da 3ª dose de vacina;

5) Bulldogs possuem atração especial por piscinas, mas não sabem nadar e consequemente falecem em segundos.

6) É INDISPENSÁVEL proporcionar piso de textura adequada (não escorregadio);

7) É INDISPENSÁVEL não deixar o seu Bulldog sozinho durante períodos prolongados, pois o contato com o ser humano é imprescindível ao crescimento saudável, evitando o stress e as enfermidades dele decorrentes;

8) Definir horários de rotina, em especial para alimentação, caminhadas e repouso;

9) Passear periodicamente, sempre nas horas mais frescas;

10) Evitar brincadeiras e qualquer tipo de atividade física com seu Bulldog em dias quentes;

11) Não transportar o seu Bulldog em veículo sem sistema de ar condicionado;

12) Evitar que o cão venha fazer uso de escadas;

13) Banhos de sol diários;

14) Tomar cuidados ao manuseá-lo utilizando-se de enforcador, em virtude do peculiar aparelho respiratório do Bulldog;

15) Verificar os ouvidos periodicamente, tendo certeza que estão livres de qualquer infecção;

16) Estabelecer desde filhote, local específico para as necessidades do cão, distante da água, da ração e do local onde dorme;

17) Deixar água fresca e limpa à vontade.