Por várias vezes em seus passeios você já presenciou seu cão se alimentando de grama. E às vezes logo em seguida ele costuma vomitar. Pois é, isso pode ser mais comum do que você imagina!!!!

Normalmente, quando eles comem grama é porque estão sentindo algum desconforto no estômago ou nointestino, como por exemplo dor de estômago, gastrite, verminose, alimentação inadequada. É muito comum comer grama para estimular o vômito ou mesmo acelerar o trânsito gastrointestinal, pois muitas vezes pode estar ocorrendo uma distensão gástrica por gazes, cólicas intestinais, fezes ressecadas ou até mesmo diarréia.

Importante ressaltar que o ato de comer grama não significa que seu cão está doente. Os cães gostam do sabor da grama, portanto em muitos casos comem apenas por acharem saboroso. Estudos também apontam que têm relação com a origem do cão doméstico. Os antigos cães selvagens tinham uma dieta muito variada, incluindo herbívoros, afim de garantir sua sobrevivência, e quando caçavam costumavam devorar suas presas por inteiro, incluindo o estômago, que na maioria das vezes ainda estava repleto de gramíneas. Dessa forma a dieta dos antigos cães não era formada apenas por carne, como muitos pensam.

É importante sempre observar o local de onde seu cão está pegando plantas para comer. Praças e canteiros podem possuir agrotóxicos ou até mesmo vermes que farão mal ao animal. É possível, inclusive, que ele coma plantas que são tóxicas, podendo até levar o animal ao óbito. Entretanto, a ingestão de folhas é importante para a saúde dos cães para que eles possam eliminar o mal-estar e fazer com que o seu intestino funcione bem.

Para garantir o bem-estar do seu cão, uma boa dica é optar por comprar sementes próprias para isso, vendidas em pet shops, e plantar em sua casa. Dessa forma, seu animal poderá comer as plantinhas quando não estiver bem, sem que você sinta preocupação.

Caso esse comportamento seja muito frequente, o Médico Veterinário deve ser contactado para descartar algumas doenças que causariam a essas alterações gástricas e intestinais.

Imagem retirada da Internet



Fonte: Canil Laffranchi