Proprietários de filhotes machos e fêmeas já devem ter notado que em seus órgão genitais comumente ocorre o acúmulo de uma secreção purulenta, de cor amarela – esverdeada, sem cheiro, e que na maioria das vezes não incomoda o animal. Pois bem essa secreção chama se balanopostite nos machos e vaginite nas fêmeas. Em alguns casos o cão costuma se lamber bastante para se limpar. Essa secreção é produzida devido a uma inflamação do prepúcio ( pele que cobre o pênis) ou da vagina da fêmea com presença de bactérias na região.

Na maioria dos casos não é motivo de preocupação, e apenas um tratamento local com soluções anti- séptica resolve o problema. No caso de uma secreção anormal, ou em grande quantidade, um veterinário deve ser procurado afim de descartar alguma patologia. A castração é um método que reduz bastante o volume dessa secreção.

Alguns machos adultos costumam apresentar a Balanopostite. Sempre antes da coleta de sêmen para o processo de Inseminação Artificial, o local deve ser devidamente higienizado para evitar a contaminação do sêmen. Fêmeas adultas também podem apresentar vaginite após a inseminação. Um certo cuidado deve ser tomado para que não evolua para uma piometra.








Fonte: Canil Laffranchi